Não existe produtividade quando você está exausto

Dizem que no Brasil, o ano só começa após o Carnaval. A realidade, porém, é que muitos já estão trabalhando exaustivamente enquanto alguns desfrutam de férias escolares, planejam o início do ano e terão uma rotina mais pesada de trabalho após o Carnaval. Independente de quando começará o fluxo mais intenso de trabalho, é muito importante o cuidado com a saúde física e mental. A sensação de cansaço é tema recorrente nas conversas e é preciso muito auto cuidado para não acabar tendo um esgotamento mental.

É difícil dizer o que pode auxiliar pessoas no cuidado próprio. Há aqueles que estabelecem uma rotina, outros que detestam rotina. Tem gente que planeja como será o mês, outros não conseguem planejar o dia seguinte. No entanto, há uma verdade que ninguém, independente do perfil, consegue escapar: não existe produtividade quando você está exausto.

Algumas pessoas recorrem ao uso de cafeína em excesso, outros chegam a tomar outras bebidas e remédios para terem energia. Porém, acredito que o uso destas substâncias pode, num primeiro momento, oferecer um pouco mais de energia. Mas será que a capacidade cognitiva permanece a mesma? Quando alguém está exausto, a possibilidade de erros serem cometidos e não serem detectados é maior. Então, mesmo que haja energia num primeiro momento, essa energia não renova a disposição física e mental, ela apenas mascara o cansaço que está se acumulando. E cria-se um ciclo vicioso de aumento de cansaço e aumento de cafeína, por exemplo.

Nem sempre é possível frear a intensidade do trabalho, mas é possível utilizar pequenas ferramentas para melhorar o cuidado com a saúde:

Não insista quando tiver exausto. Você já viu alguém ou você é aquela pessoa que fica na frente da tela do computador mesmo quando o trabalho não está rendendo de jeito nenhum? Pare! Se estiver na empresa, levante-se tome um copo d’água, vá ao banheiro, converse com um colega de trabalho. Se você estiver em casa, levante, alongue-se, faça uma pequena pausa. Entenda que seu cérebro foi sequestrado e você precisa parar e descansar um pouco. Enquanto insiste em ficar na frente da tela do computador, não há descanso e também não há produtividade.

Não sinta culpa em ter um momento de descanso. As demandas do trabalho são inúmeras, mas a ideia de um trabalho bem executado é que ele seja realizado de forma correta e mais rápida. Se terminou uma tarefa antes do esperado, não comece outra imediatamente, tente descansar entre uma tarefa e outra.

Tenha uma boa alimentação e hidrate-se. É comum que as pessoas pulem o café da manhã, almocem a noite e não tenham rotina nenhuma em relação à própria alimentação. Há ainda um agravante, algumas pessoas abrem mão de uma alimentação saudável, pois não possuem tempo adequado para providenciarem uma refeição nutritiva. Entenda que, sem uma alimentação balanceada não há energia suficiente para a execução do trabalho. Outro fator muito importante é a hidratação que inclusive é um grande aliado para evitar enxaquecas. Beba água mesmo quando não estiver com sede.

Evite bebidas alcóolicas. Pode parecer uma boa ideia beber após um dia exaustivo. Mas a bebida alcóolica pode estar associada ao aumento de ansiedade e à diminuição dos reflexos motores. Se a pessoa vai trabalho no dia seguinte, o ideal é evitar o consumo de bebidas alcóolicas.   

Faça atividades físicas. Muitas pessoas não tem controle sobre a própria agenda durante o dia de trabalho. Elas não sabem como o dia terminará, mas podem determinar como estas dias começarão todos os dias. É preferível realizar atividade física pela manhã, mesmo que o dia seja uma loucura, a atividade física foi realizada, já houve um cuidado com o corpo e a mente e a sensação de bem-estar ajudará no carga horária de trabalho.

Durma bem. Cada pessoa tem um ciclo de sono muito específico. Algumas precisam dormir muitas horas, outras se sentem melhor dormindo poucas horas. Há aqueles que dormem de forma instantânea e os que levam horas para dormir. É muito importante que a pessoa se conheça e perceba qual é o melhor ambiente para ela dormir (luminosidade, temperatura, ruído) e quanto tempo é necessário para que ela se sinta bem. Dormir menos do que o mínimo necessário afeta a capacidade de memória, aprendizado e cognição.

Tentar ignorar os sinais do corpo e da mente é o caminho mais curto para o comprometimento da saúde.