Regras básicas para falar em público

  1. Sempre faça uma introdução/apresentação da empresa. Por mais breve que seja. Mesmo que a empresa seja conhecida no mercado, pode ser que alguém ainda não conheça.
  2. Tenha foco na apresentação. Não se distraia com a plateia, nem faça comentários que não sejam relacionados à apresentação.
  3. Não exceda o tempo concedido.
  4. Faça com que sua apresentação seja diferente, única. Mesmo que outros grupos apresentem o mesmo tema, tente apresentar diferente, busque informações que não sejam generalizadas. Cative a plateia.
  5. Fale sua opinião mesmo que seja igual a dos outros grupos. Sua apresentação demandou tempo, pesquisa e preparo, então diga qual foi o resultado de todo este trabalho.
  6. Faça a apresentação mesmo sendo igual, não pule slides, nem mencione que outros grupos já falaram a respeito do assunto. Isso passa a impressão para a plateia que seu trabalho é “mais do mesmo” e que não merece a atenção deles.
  7. Auxilie os colegas de apresentação se este esquecer de mencionar algo importante, estiver nervoso e sem foco.
  8. Não pule slides. Se a informação não é importante, não deve estar na apresentação.
  9. Se as informações do seu trabalho estiverem diferentes de outros grupos, apresente assim mesmo. Você não sabe se é seu trabalho ou o do outro que está errado. Não mencione que as informações estão diferentes. Em uma boa apresentação a plateia presta atenção no palestrante e nem tanto nos slides.
  10. Se você tem 10 minutos de apresentação, não utilize mais que 10 slides, o que dá 1 slide por minuto. Use o bom senso e a criatividade.
  11. Sempre identifique as unidades ($, %, …)
  12. Não fale na metade do tempo em que foi concedido. Falar pouco parece que não pesquisou, não aprofundou o assunto.
  13. Olhe para todo o público, mesmo que foque em alguém.
  14. Se for mais de um apresentador, combinem como se posicionarão e tentem não se atropelar.