Sempre faça uma introdução/apresentação da empresa. Por mais breve que seja. Mesmo que a empresa seja conhecida no mercado, pode ser que alguém ainda não conheça.
Tenha foco na apresentação. Não se distraia com a plateia, nem faça comentários que não sejam relacionados à apresentação.
Não exceda o tempo concedido.
Faça com que sua apresentação seja diferente, única. Mesmo que outros grupos apresentem o mesmo tema, tente apresentar diferente, busque informações que não sejam generalizadas. Cative a plateia.
Fale sua opinião mesmo que seja igual a dos outros grupos. Sua apresentação demandou tempo, pesquisa e preparo, então diga qual foi o resultado de todo este trabalho.
Faça a apresentação mesmo sendo igual, não pule slides, nem mencione que outros grupos já falaram a respeito do assunto. Isso passa a impressão para a plateia que seu trabalho é “mais do mesmo” e que não merece a atenção deles.
Auxilie os colegas de apresentação se este esquecer de mencionar algo importante, estiver nervoso e sem foco.
Não pule slides. Se a informação não é importante, não deve estar na apresentação.
Se as informações do seu trabalho estiverem diferentes de outros grupos, apresente assim mesmo. Você não sabe se é seu trabalho ou o do outro que está errado. Não mencione que as informações estão diferentes. Em uma boa apresentação a plateia presta atenção no palestrante e nem tanto nos slides.
Se você tem 10 minutos de apresentação, não utilize mais que 10 slides, o que dá 1 slide por minuto. Use o bom senso e a criatividade.
Sempre identifique as unidades ($, %, …)
Não fale na metade do tempo em que foi concedido. Falar pouco parece que não pesquisou, não aprofundou o assunto.
Olhe para todo o público, mesmo que foque em alguém.
Se for mais de um apresentador, combinem como se posicionarão e tentem não se atropelar.